Porquê este Projeto?
Reconhecendo a importância das aprendizagens realizadas no 1º Ciclo para o sucesso escolar dos alunos ao longo de toda a escolaridade, a importância do trabalho dos professores nesse processo, e os desafios que as tecnologias digitais colocam, hoje, a estes profissionais, a Câmara Municipal da Amadora, em articulação com a direção dos agrupamentos de escolas e com o centro de formação de professores do concelho, aposta na criação de condições que permitam a exploração e integração pedagógica dos recursos tecnológicos existentes nas escolas ou a adquirir num futuro próximo.
O que se pretende?
Envolver de forma ativa e crítica os professores do 1.º CEB na procura das melhores soluções para a mobilização de recursos tecnológicos potencialmente inovadores, incluindo o uso de computadores, quadros interativos, tabletes, etc.. Assegurar uma intervenção fundamentada sobre as dinâmicas de utilização de tecnologias digitais no contexto das atividades curriculares e extracurriculares do 1.º CEB. Garantir uma certificação de competências digitais de todos os alunos do 1.ºCEB. Reforçar a autonomia pedagógica das escolas e dos professores em estreita articulação com a rede de colaborações já existente, nomeadamente com o Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora (CFAECA), visando a generalização do uso de tecnologias digitais em contexto escolar.
Como se concretiza?
Escolas e professores do 1.º CEB contam com o suporte pedagógico e científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, através de: